terça-feira, 7 de agosto de 2007

Mecanismo Interno.

As quedas de água poderiam proporcionar força hidrelétrica suficiente para suprir 80% da energia total consumida pelo homem, embora ele use apenas 1 ou 2% dela. Se os ventos fossem dominados, eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a força da água o faz agora.A atmosfera da Terra age como uma gigantesca máquina térmica. Os raios do Sol, mais fortes no equador do que nas regiões polares, causa o aquecimento do ar tropical que se eleva, cedendo lugar ao ar polar mais frio que se move para tomar-lhe o lugar. Esse fluxo é constantemente perturbado pela rotação da Terra e por condições atmosféricas locais. O resultado é o vento. Esta força pode criar o sopro de uma ventania ártica, ou, ainda, a pavorosa fúria de um ciclone de 800 km por hora. Embora imprevisível e inconstante, mesmo assim o vento tem sido importante fonte de energia para o homem. Durante séculos o vento impeliu navios à vela e moveu moinhos.


As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices têm o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia elétrica.
















Fonte: http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/sandro/index.htm





2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sendo a energia eólica uma fonte de energia limpa, causadora de pouquissimos dandos ambientais, esta assim como este blog deveria ser conhecida e fonte de estudo de um maior numero de pessoas. Somente assim esta fonte limpa de energia seria mais difundida em nosso país!

JULIANO SCHERER
ENG. MECATRONICA - PUCRS