sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Eólica no Brasil


A energia eólica vem gerando grande interesse nos últimos anos, mostrando-se uma das fontes de energia que mais crescem.

No Brasil são produzidos 22 MW de energia eólica, mas a intenção do governo é que esse número chegue a 1.050 MW até 2003.O Brasil é um dos países de grande potencial eólico, com os chamados "ventos educados" – constantes e lineares -, que podem ser facilmente explorados sem desgastar as turbinas.

O potencial brasileiro a longo prazo é de 70 mil MW, o equivalente à matriz hidrelétrica nacional.Mas críticos apontam o tamanho das turbinas – que chegam a medir 40 metros de altura – como um dos problemas da fonte.Elas interferem no meio ambiente alterando o cenário e ainda podem aeftar o movimento migratório dos pássaros.


A quantidade de energia gerada por cada turbina também é pouca, sendo necessária a construção de centenas de turbinas para abastecer uma cidade.Como o vento não sopra o tempo todo, é preciso instalar baterias para armazenar a energia produzida pelas turbinas, o que também encarece o processo.

Nenhum comentário: