quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A Energia Eólica.

A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e carvão. Mais de 50.000 novos empregos foram criados e uma sólida indústria de componentes e equipamentos foi desenvolvida. Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de 2 bilhões de dólares em vendas por ano (1999).

No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenha sido feito tradicionalmente com a utilização de cataventos multipás para bombeamento d'água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado.
Grande atenção tem sido dirigida para o Estado do Ceará por este ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial eólico através de medidas de vento com modernos anemógrafos computadorizados. Entretanto, não foi apenas na costa do Nordeste que áreas de grande potencial eólico foram identificadas, o parque Eólico de Osório é outro bom exemplo.


Fonte: http://www.eolica.com.br/energia.html



O sol se põe por detrás de uma usina eólica perto de Montezuma, Kansas. As 170 turbinas da usina têm capacidade para gerar energia suficiente para 40 mil famílias.

5 comentários:

Promonalta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Promonalta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Promonalta disse...

Priscila:

Bom, eu sou uma das autoras do Blog, mas também gostaria de fazer um comentário.

Embora o Brasil tenha um imenso potencial eólico, somente uma parte muito pequena esta sendo explorada. Não encontrei em nenhum site, o por que de não ser explorado mais essa energia no Brasil. Além de não conter muitas informações os sites são desatualizados. Apesar de não ter muito conhecimento sobre o assunto, observei que é muito divulgado os fatores positivos, não sendo assim, informado os pontos negativos, como custos da manutenção e os problemas que surgem com o desgaste do equipamento.

Promonalta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...


pra mim a energia eólica não traz muita vantagem pois ela acabará com as nossas espécies de aves e de peixes, além de que nossa renda se esgotará. sei que ela é renovável mais prefiro ter outras energias do que ver meus vizinhos passando fome e meu lugar acabado.